A “Comunicação Política” e a Propaganda – fenómeno político e prática comunicacional de que é herdeira – adquiriu e expandiu, ao longo do último século, um território de estudo e de aplicação próprio e distintivo, configurado por modelos conceptuais e de funcionamento simbólico, linguagem e práticas profissionais específicas associadas ao spin-doctoring, ao campaign consulting, ao “marketing político” e à assessoria de imprensa e de imagem.

A sua emergência como campo de estudo e, simultaneamente, especialidade profissional parece tributária da complexificação, mutações e crises das democracias ocidentais e pela extraordinária expansão e fragmentação do campo mediático, dos media e das tecnologias de comunicação digitais, marcantes na transição do século XX para o século XXI.

Compreender a natureza e dimensões constitutivas da “Comunicação Política” enquanto campo de estudo aplicado e realidade simbólica e social; adquirir fundamentos e semântica (“logotécnica”) relativos à conceção ou análise de estratégias aplicadas de construção de imagem e “narrativas”, de persuasão e influência pública; desenvolver competências básicas inerentes às práticas profissionais nas esferas de atividade da consultoria de comunicação política, do “spin-doctoring”, da assessoria de imprensa e assessoria de imagem; são os objetivos programáticos da disciplina.

Para tanto, será adotado um modelo teórico-prático de desenvolvimento do programa, com recurso ao estudo de casos nacionais e internacionais relevantes de comunicação política, campaign strategies e gestão de comunicação de crise de imagem e reputação de atores políticos, e à criação de um espaço de “atelier”.


Skill Level: Beginner