A “Comunicação
Política” e a Propaganda – fenómeno político e prática comunicacional de que é
herdeira – adquiriu e expandiu, ao longo do último século, um território de
estudo e de aplicação próprio e distintivo, configurado por modelos conceptuais
e de funcionamento simbólico, linguagem e práticas profissionais específicas
associadas ao spin-doctoring, ao campaign consulting, ao
“marketing político” e à assessoria de imprensa e de imagem.
A sua emergência
como campo de estudo e, simultaneamente, especialidade profissional parece
tributária da complexificação, mutações e crises das democracias ocidentais e
pela extraordinária expansão e fragmentação do campo mediático, dos media e das
tecnologias de comunicação digitais, marcantes na transição do século XX para o
século XXI.
Compreender a
natureza e dimensões constitutivas da “Comunicação Política” enquanto campo de
estudo aplicado e realidade simbólica e social; adquirir fundamentos e
semântica (“logotécnica”) relativos à conceção ou análise de estratégias
aplicadas de construção de imagem e “narrativas”, de persuasão e influência
pública; desenvolver competências básicas inerentes às práticas profissionais
nas esferas de atividade da consultoria de comunicação política, do
“spin-doctoring”, da assessoria de imprensa e assessoria de imagem; são os
objetivos programáticos da disciplina.
Para tanto, será
adotado um modelo teórico-prático de desenvolvimento do programa, com recurso
ao estudo de casos nacionais e internacionais relevantes de comunicação
política, campaign strategies e gestão de comunicação de crise de imagem
e reputação de atores políticos, e à criação de um espaço de “atelier”.