A disciplina de Psicologia da Educação centra-se nos processos psicológicos implicados na educação e na aprendizagem, ao longo do ciclo vital e nos múltiplos contextos de vida. Enquadra-se numa perspectiva integrada e holística do processo educativo enquanto resultado de processos individuais (cognitivos, emocionais e interpessoais) e sociais (próximos - como os que respeitam à família e aos pares, e alargados - como a cultura e sociedade de pertença ou os contextos de aprendizagem formal e informal, nomeadamente escolares, profissionais, culturais, desportivos ou de lazer). A metodologia de ensino e avaliação baseia-se na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas  (do original, Problem Based Leraning), que combina o ensino e aprendizagem explícitos de conteúdos de relevo, a par do trabalho autónomo e contínuo focado no desenvolvimento de uma proposta de resolução de um problema educacional real e, por isso, complexo. Esta metodologia proporciona uma oportunidade de aprendizagem dos fundamentos conceptuais, empíricos e práticos da Psicologia da Educação, a par do desenvolvimento de competências transversais de natureza técnica, ética e humana. 

Votos de bom trabalho!

Skill Level: Beginner